Outubro Rosa

Categories: Noticias

Durante este mês, cujo o foco é a prevenção do câncer de mama, usaremos alguns instantes para entender esse poderoso movimento. O movimento Outubro Rosa iniciou-se na década de 1990, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou mão do laço cor-de-rosa, símbolo da campanha, e este foi usado pelos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, este tempo é usado para fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Essas ações são direcionadas à conscientização da prevenção da doença pelo diagnóstico precoce, tendo em vista maiores chances de cura. São inúmeras as formas de manifestação desta campanha como distribuição e uso de laços rosas, corridas, iluminação de prédios, desfile de moda e sessão de fotos com pessoas que venceram a doença, partidas de boliche entre outros eventos conscientizadores.

Quando o diagnóstico de câncer vira realidade causa um choque muito grande, uma vez que essa doença é associada a algo incurável e o seu tratamento é considerado devastador. Contudo e graças a Deus, esse quadro mal pintado tem mudado muito nos últimos anos. Nos dias atuais, o tratamento do câncer de mama considera três grandes passos importantes: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Avanços importantes têm sido desenvolvidos no campo cirúrgico, com cirurgias menos agressivas e também na quimioterapia com uso de medicamentos menos tóxicos e melhores para a paciente. Na radioterapia, tem sido utiliza uma espécie de radiação para eliminar o tumor e constitui um método eficaz que pode levar à cura completa.

O alento se faz, absolutamente, necessário e a percepção de que contamos com a misericórdia e a graça divinas. Há coisas, neste mundo, que a ciência tem condição de resolver com suas pesquisas e com a inteligência dos homens, mas há coisas que são, humanamente, impossíveis de se resolver. Cremos que para Deus tudo é possível em qualquer dimensão da vida e sobre os mais variados aspectos. “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” Mateus 19:26

Silvana Spina